Um ano A Serviço da Humanidade

Boa noite amigos, companheiros, convidados...

Hoje encerra-se mais um ciclo do nosso Club e porque não da minha vida.

Um ano a frente desta organização que tanto me acolhe e orgulha, hoje só posso agradecer.

Agradecer pela oportunidade de em tão pouco tempo evoluir como líder, como rotariana e como ser humano. Com o meu encargo de presidente, nesta caminhada desenvolvi a resiliência e a compreensão, aprendendo a respeitar e a admirar a cada um dos meus companheiros, onde, na medida do possível, e nas condições apresentadas, realizamos grandes feitos a serviço da humanidade durante o ano rotário 2016-2017.

Nossa primeira ação foi o tradicional Buffet de Sopas, em sua 7ª edição, e já aguardado pela comunidade caçadorense.

Mas antes disso, preciso frisar que estávamos com o nosso programa de Intercâmbio na ativa, pois acabara de chegar ao nosso meio um jovem de 17 anos, vindo diretamente de Taiwan, para passar um ano conosco. Uma novidade para todos nós. Imediatamente foi recebido pelo casal Deise e Roberto, pais da intercambista brasileira Eduarda, que acolheram-o como se filho fosse. Através do nosso club, do apoio e trabalho de nossos sócios, pudemos viabilizar este programa, pioneiro em nossa cidade, o que muito nos envaidece.

No mês de julho ainda firmamos parceria com a Unimed Caçador, quando lançamos a campanha “Eu Ajudo na Lata”, que tem o objetivo de arrecadar lacres de latinhas de alumínio, e com a renda angariada através da venda dos mesmos, podemos adquirir equipamentos para pessoas que tenham algum tipo de limitação física. Um ano se passou e a meta foi cumprida. Com o apoio da comunidade, empresas, bares, restaurantes e cooperados e colaboradores da Unimed, juntamos centenas de quilos de lacres, o que resulta na aquisição de uma cadeira de rodas, disponível à comunidade.

Em um momento muito especial registramos e realizamos a Festiva do Dia dos Pais. Ainda no mês de agosto, com o apoio incondicional do Rotary Club Fraiburgo, entregamos 192 quilos de alimentos para a Associação Maria Rosa, instituição que abriga mulheres e crianças vítimas da violência doméstica.

Nossas reuniões também foram especiais, quando em uma oportunidade, recepcionados pela Rádio Caçador FM, pudemos aprimorar nossos conhecimentos na ferramenta virtual My Rotary e Portal do Club.

Também fomos até a comunidade, divulgar nosso lema e projetos no Desfile Cívico de 7 de Setembro e durante a Semana Nacional do Trânsito, pedimos aos motoristas de Caçador “por um trânsito mais seguro”. Mês de setembro foi movimentado, pois estivemos em Campos Novos participando de mais um RYLA – Prêmio Rotary de Liderança Juvenil. Um espetáculo...  que  reuniu mais de 180 jovens entre 13 e 18 anos. Que energia.

E falando em jovens, fizemos a diferença no Dia das Crianças dos alunos da Escola Thomaz Padilha, no Distrito de Taquara Verde, com uma tarde repleta de guloseimas para eles. Crianças, o futuro da nação, que nos move para proteger e garantir a eles seus direitos e uma vida saudável. E com esta filosofia, realizamos mais um pedágio da Polio Plus, levantando a bandeira pela erradicação da paralisia infantil no mundo, quando neste ano computamos apenas 6 casos em todo o mundo. Agora é reta final... Eliminemos a pólio o mais breve possível.

E o final do ano se aproxima e o que queremos é festa, comemorações e descanso, e assim fizemos, empossando novos sócios e confraternizando as festas de final de ano.

O segundo semestre começou movimentado, já no mês de janeiro nossa intercambista Eduarda embarcou para o México, onde ficará por um ano aprendendo a cultura e convivendo com rotarianos daquele país. E enquanto isso nosso Vicky, que recebeu, no mês de abril o Certificado de Embaixador da Paz e da Boa Vontade, homenagem do Distrito 4740, continua por aqui, agora na casa dos pais brasileiros Aliduino e Nair Zanela, onde permanece até o dia 21 de julho, quando retorna a Taiwan.

Em fevereiro, em uma campanha relâmpago, conseguimos organizar 150 kits com materiais escolares a alunos da Escola Domingos da Costa Franco. E mais uma vez, a serviço da humanidade, na sequência, servimos um almoço para 360 pessoas em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, onde direcionamos pouco mais de R$ 5.400,00 à instituição, bem como viabilizamos um aparelho de ar condicionado para a mesma.

O dia Internacional da Mulher também foi registrado no Club, como reconhecimento dos nossos feitos diante da instituição rotária.

Mais um bazar para moradores da Vila Santa Terezinha, Mutirão e imediações e todo mundo saiu feliz. - E outra vez na comunidade, desta vez entregando 400 pares de calçados para escola municipal Ulysses Guimaraes e creche municipal, contemplados com o projeto Pés Quentes.

Intercambiando entre clubes, cumprimos a meta do Projeto Distrital Clube Amigo, quando fomos recepcionados pelos sócios do RC Treze Tílias e anfitriamos os companheiros do RC Lages Catedral.

E tudo isso só foi possível mediante o companheirismo e dedicação dos rotarianos, meus companheiros. O orgulho é meu, mas o mérito é de vocês. Portanto, mais uma vez obrigada e obrigada... Obrigada por estar neste ano rotário A Serviço da Humanidade, Dando de Si sem Pensar em Si. Muito obrigada!

Karla Llosa Medeiros
Presidente do Rotary Club de Caçador-Sul Contestado 2016/2017